domingo, 27 de abril de 2014

As ferramentas

Qual as ferramentas que devo usar? Quanto custa? É muito cara? Costumo ouvir muito isso dos meus amigos que vêem os meus papercrafts prontos e me perguntam, muitos até desistem antes mesmo de começar, pois acham que é um hobby caro, com material especializado e importado e etc, mas posso garantir que todas as minhas ferramentas são improvisadas e eu mesmo que faço com cabos de pincéis, canetas, pregos, agulhas de costura tortas, placa de vidro, palitos de dente e um dedal.
Segue abaixo uma pequena lista das ferramentas.

As Ferramentas:
São muitas as ferramentas que podem ser utilizadas no papercraft e vai da imaginação e da necessidade de cada um, mas existem as indispensáveis como:
- Tesoura, aquela mesma, que você usa pra cortar as unhas.

- Estilete, com a prática será mais importante que a tesoura e em certos modelos é a única ferramente para cortar o papel!!!

- Cola, use modelos com pouca água, pois não borram os modelos impressos com impressora a jato de tinta, o que deixa o trabalho  feio e mal acabado. Eu costumo usar a cola de silicone ou a cola Cascorez de rótulo azul, eu coloco num pote de cola pequeno pra ficar mais fácil na hora de aplicá-la.

- Pinças, facilitam muito na hora de dobrar, colar ou segurar peças muito pequenas ou peças que se fecham por completo. 

- Base de Corte ou placa de vidro, pra quem já domina ou está começando a usar o estilete, ela é importante pra evitar que você risque ou arranhe a mesa da sua casa!

- Régua de Metal, alumínio ou aço, garante a direção do corte com o estilete.

 Ferramentas alternativas:
São as ferramentas que vamos improvisando conforme vai aparecendo a necessidade e logo, logo se tornam indispensáveis como:

- Algo para espalhar a cola, costumo usar palito de dente ou uma espátula, feita com um pedacinho de plástico de garrafa pet.
- Alguma coisa para vincar o papel, eu uso uma caneta com um preguinho dentro, colado na ponta com durepox, tenho um amigo que usa a ponta de um compasso, mas isso vai da criatividade de cada um. 
- Dedal, costumo usar um antigo dedal (aquilo que as costureiras usam pra evitar furar o dedo enquanto costuram) no meu caso é pra evitar cortar o dedo fora, enquanto estou cortando o papel.