os navios de guerra denominados de Brigues, inspirados por sua vez nas escunas inglesas "Clipper Cutters", e passaram para grandes navios na década de 1830, onde apareceram na Escócia numa tentativa de produzir um grande navio que fosse rápido, apesar de ainda ser movido pelo vento, uma vez que os de motores a hélice estavam ganhando mais passageiros em razão de sua velocidade.
O segredo estava num radical redesenho do casco, ao molde das corvetas e fragatas americanas da Independência daqueles Estados americanos, que passaria de uma forma barriguda comuns na construção naval da época, para uma forma delgada fazendo navios mais longos e estreitos em vez de curtos e largos.
O "Scottish Maid", uma escuna construída em Aberdeen em 1839, é considerado o pai dos clippers de grande envergadura e tamanho, cuja máxima expressão foram os grandes barcos construídos por volta de 1870 para a chamada "Rota do chá", ou seja uma imensa escuna ou brigue.
Foi isso que meu amigo aficionado por barcos me falou e mostrou alguns artigos e fotos de um dos muitos livros sobre veleiros que ele guarda a 8 chaves!
O "Scottish Maid", uma escuna construída em Aberdeen em 1839, é considerado o pai dos clippers de grande envergadura e tamanho, cuja máxima expressão foram os grandes barcos construídos por volta de 1870 para a chamada "Rota do chá", ou seja uma imensa escuna ou brigue.
Foi isso que meu amigo aficionado por barcos me falou e mostrou alguns artigos e fotos de um dos muitos livros sobre veleiros que ele guarda a 8 chaves!